COMO CRIAR UM BLOG - BLOGUEIROS UNITED - PARTE 2


Para iniciarmos o assunto de hoje, precisamos conhecer as ferramentas que usaremos para criar um blog.


Existem centenas de plataformas que possibilitam a criação de sites e blog, como:
  1. Blogger;
  2. Wordpress;
  3. Joomla;
  4. Webnode;
  5. Wix;
  6. Site123;
  7. Entre outros.

Muitas outras, muitas mesmo. Mas eu vou utilizar as duas que eu uso para recomendar à vocês, que são o Blogger e o Wordpress. Afinal, não posso falar do que eu não sei. Apenas das que eu conheço.

No tema anterior, falei sobre as vantagens e desvantagens de ter um blog e porque você deveria ter. Hoje vou te ajudar a começar a montar o seu.


1 - Escolha uma das duas plataformas clicando no logo:





Após escolher a plataforma que você usará para ser a sua central administrativa do seu blog, você vai criar uma conta nela.

A criação da conta é muito simples. O Blogger é uma ferramenta do Google, logo você criará uma conta na plataforma usando sua conta Google.

Já no Wordpress, você tem a opção de usar sua conta do Google ou da Apple para criar sua conta.


2 - Crie o seu Blog


Após a conta criada, crie seu blog; escolha o nome > endereço web > tema > e confirme.

Procure escolher nomes originais, para futuramente você poder transformá-lo em uma marca, aumentando o valor e autoridade.

Clique aqui para ver o tutorial do Ferramentas Blog para Blogger >> Assistir vídeo
Clique aqui para ver o tutorial da Simélia Avelar Blog para Wordpress >> Assistir vídeo


3 - Personalize o blog


Escolha bem o layout e o template do blog, lembrando sempre que o template precisa ter a ver com o seu tema escolhido.

Para te ajudar a escolher um bom template, vou deixar alguns sites onde você pode olhar a vitrine de templates e utilizar no seu. Eu sempre faço isso.

Os sites são: Gooyaabi Templates, Templates para Blogspot, BTemplates.

Lembrando que não é possível inserir templates no Wordpress no plano Free. Apenas comprando um plano Premium.

O processo de criação merece a maior das atenções e a montagem deve ser bem pensada, por exemplo: O que vou colocar no meu blog, além das postagens? Aí vamos para o próximo passo.


4 - Adicionando os widgets


Um blog, para ser chamativo, precisa ter alguns widgets que permitam a interação do leitor com estes elementos, como os ‘Botões para seguir nas redes sociais’; e que prendam o leitor cada vez mais ao conteúdo, como o gadget ‘Postagens Populares’.

Lembre-se que o blog reflete a criatividade do seu criador e suas necessidades. E Precisa ser aconchegante para manter o leitor nele.

Os widgets que eu recomendo manter no blog são: botões de seguir nas redes sociais, caixa curtir do facebook, postagens populares, banners de anúncios, publicação recomendada, e só.

Muita coisa acaba poluindo o blog e tomando a atenção do mais importante: o conteúdo.


5 - Compre um domínio

O domínio é importante, tanto para um blog, quanto para um site. Além dele simplificar a digitação e a procura do seu blog/site, ele passa um ar de profissionalismo.

Imagina você dizendo pra pessoa: 'Visita lá meu blog, fulanodetal.blogspot.com'.
Agora, olha como muda: 'Visita meu blog, fulanodetal.com.br'.

Até a forma de falar passa um ar de profissionalismo, autoridade.

Mas se você não está em condições de comprar um domínio, continue com o domínio do blog até conseguir. Vou deixar abaixo alguns sites onde você pode comprar um domínio baratinho.

  1. Hostinger; Eu uso
  2. GoDaddy; Eu uso
  3. Hostgator;
  4. RegistroBR; Eu uso
  5. Uol Host.

No início, utilizei muitos sites para me ajudar a melhorar meu blog, alguns desses sites não estão mais no ar, mas outros estão sim e eu vou citar alguns para te ajudar também: Ferramentas Blog, Mundo Blogger, Dicas Blogger, Gerenciando Blog.

Se você não quiser criar um blog e passar por todo processo de criação, edição de códigos, e etc... você pode comprar um blog pronto aqui mesmo nesse site. Clique aqui e conheça algumas opções ou entre em contato e encomende seu blog.


Blogcionário:


Layout: Organização das divisões do blog
Template: Modelo de aparência do blog
Widgets: Ferramentas do blog


Nosso próximo tema será ‘Diferença entre blogs de sites’.



Postar um comentário

0 Comentários